Um grupo de centenas de trabalhadores, ligados ao Sindiágua-RS, realizam uma manifestação contra a privatização da Corsan, nesta manhã desta terça-feira (31), no Centro Histórico, em Porto Alegre.
Os manifestantes iniciaram a concentração no Largo Glênio Peres, pouco depois das 10 horas. O grupo veste camisetas pretas estampadas com a frase "em defesa do patrimônio gaúcho" e carrega bandeiras nas cores do Rio Grande do Sul com a expressão "não estamos à venda", com as logomarcas também do Banrisul e Procergs. Em seguida, saíram em deslocamento pela Rua Siqueira Campos e ingressaram na rua Caldas Júnior. No local, onde fica a sede da companhia, fizeram um abraço simbólico ao prédio.
Lideranças estão se revezando no microfone do carro de som durante o trajeto. A caminhada também afeta a Rua 7 de setembro e vai provocar bloqueio do tráfego na Rua Riachuelo e vias de entorno da Praça da Matriz, onde está previsto o término do ato, em frente ao Palácio Piratini e Assembleia Legislativa.
Apesar do pedido dos prefeitos para estender a discussão sobre a privatização da Corsan, o Palácio Piratini mantém a intenção de levar a votação do projeto nesta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa. A proposta tramita em regime de urgência e é uma das que trancam a pauta de votações do parlamento gaúcho.