Em pronunciamento de Natal, transmitido na noite desta quinta-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro agradeceu aos profissionais de saúde pelo empenho no combate à pandemia de coronavírus. Na mensagem, o chefe do Executivo também disse que se solidariza com as pessoas que perderam familiares:
— Nessa ocasião, solidarizo-me particularmente com as famílias que perderam seus entes queridos neste ano. Externo meus sentimentos, pedindo a deus que conforte os corações de todos.
O presidente também aproveitou para reforçar o discurso de sua gestão no enfrentamento à pandemia, baseado em cima de ações em prol da economia e da saúde, segundo ele.
— Nossos esforços sempre tiveram como foco principal a preservação da vida e de empregos, pois saúde e economia caminham juntas lado a lado. Não poupamos esforços, trabalhamos dia e noite para encontrar e implementar as melhores soluções para o bem-estar do nosso povo — disse.
Entre as ações, o Bolsonaro citou o auxilio emergencial, a ampliação de crédito para pequenas e micro empresas e custeio de parte dos salários dos trabalhadores. Segundo o presidente, os esforços do Executivo também ocorrem no âmbito das relações com Estados e municípios:
— Na saúde, não faltaram recursos e equipamentos para todos os Estados e municípios no combate ao coronavírus, dentre outras ações.
Ao lado de Bolsonaro durante todo o pronunciamento, a primeira-dama Michelle Bolsonaro fechou a mensagem, afirmando que a pandemia, que matou mais de 190 mil pessoas no país, interrompeu “nossos planos” para 2020, mas que Deus “nos encorajou e nos presentou com nobres missões e ações”:
— O momento é oportuno para dizer: gratidão. Gratidão a Deus e a todos que nos ajudaram, nessa caminhada. Agora, chegou o Natal, momento que nos leva a refletir sobre nossas atitudes.