O vereador Valter Nagelstein (PSD), que ficou em sexto lugar na disputa à prefeitura de Porto Alegre, declarou apoio, nesta terça-feira (17), a Sebastião Melo (MDB) para a corrida de segundo turno. Nagelstein, que fez 3,1% dos votos válidos, é o segundo concorrente derrotado a se colocar ao lado do ex-vice-prefeito.
— Muitas das nossas propostas eram parecidas, semelhantes, senão iguais (às propostas de Melo) — disse Nagelstein, destacando o distanciamento ideológico com a candidatura de Manuela D’Ávila (PCdoB).
Ao longo desta terça, também deve ser anunciado o apoio de João Derly (Republicanos) a Melo. O judoca, que fez 2,9% dos votos válidos e ficou em sétimo lugar, participou de café da manhã com o presidente estadual do Republicanos, Carlos Gomes, Melo e outros emedebistas, encaminhando a parceria para o segundo turno.
— Ainda não está definido. A gente vai discutir nesta noite — disse Derly, evitando confirmar o alinhamento.
Na segunda-feira (16), Gustavo Paim (PP), que fez 1,2% de votos válidos, também já havia endossado o apoio ao emedebista.
Do outro lado, também nesta terça-feira (17), a principal liderança da Rede, Marina Silva, reforçou em redes sociais o apoio de sua legenda à candidatura de Manuela. O partido de Marina, que não lançou candidato próprio em Porto Alegre, já havia declarado adesão à Manuela na véspera.
Entre os concorrentes de primeiro turno, até o momento, apenas Fernanda Melchionna (PSOL) oficializou apoio à Manuela. A deputada federal ficou em quinto lugar, com 4,3% de votos válidos.