O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, informou que os principais sistemas de informática do STJ serão retomados a partir de segunda-feira (9). Entre eles, o que dá acesso a processos eletrônicos que tramitam na Corte. De acordo com o presidente, os trabalhos estão em ritmo acelerado. Na tarde da última terça-feira (3), a rede de tecnologia da informação do STJ sofreu um ataque hacker.
Por meio de nota, Martins afirmou ainda que as sessões de julgamento nas turmas e seções podem ser retomadas, de acordo com o critério dos presidentes das mesas. E as sessões da Corte Especial e do Conselho de Administração retornam aos trabalhos seguindo o calendário previamente estabelecido. Os prazos processuais, que estavam interrompidos, voltam a contar a partir da próxima terça-feira (10). Já os servidores, colaboradores e estagiários do STJ voltam às suas atividades na segunda-feira.
Os usuários externos podem acessar os serviços do site pela página provisória que está disponível no endereço do Portal do STJ, em www.stj.jus.br.
Sobre a investigação, novos dados obtidos pela equipe de tecnologia da informação do STJ foram encaminhados à Polícia Federal e ao Comando de Defesa Cibernética do Exército, que colabora nos trabalhos de restauração dos sistemas.