Com décadas de trajetória no judô e no Ensino Superior, Francisco Vargas assumiu nesta quarta-feira (3) o comando da Secretária Estadual de Esporte e Lazer. Vargas assume o lugar do também ex-judoca João Derly (Republicanos), que pediu para sair do cargo na terça (2). O nome de Vargas passou pela indicação de Derly e do partido Republicanos, que comanda politicamente a secretaria.
Sem filiação partidária e sem experiências anteriores em cargos políticos, Vargas foi empossado pelo governador Eduardo Leite na tarde desta quarta-feira (3). Da posse, já seguiu para a primeira reunião de secretariado, por videoconferência.
– Já sou tratado como apolítico aqui na Secretaria. Eu estava aposentado e me escondendo desse bichinho aí – brincou o novo secretário de Esporte e Lazer, em referência ao coronavírus.
Vargas é doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona. Durante sua trajetória acadêmica, foi professor de graduação e pós-graduação na UFRGS, Feevale, La Salle, Ulbra, UCS e IPA.
– A ideia (da gestão) é dar continuidade ao trabalho do João (Derly). O grande projeto (da secretaria) é o Pró-Esporte, iniciado pelo João (Derly) – destaca Vargas.
Faixa vermelha e branca (coral) de 6º grau (Dan) no judô, Vargas foi decacampeão gaúcho da modalidade. Na Sogipa, foi professor de judô durante 20 anos.
– Eu fui professor do professor do João Derly – resume Vargas, aos 70 anos.
Vargas se refere a Antônio Carlos Pereira, conhecido no judô como Kiko. Atualmente ocupando o elevado cargo político de chefe de gabinete da Secretaria de Esporte e Lazer, Kiko é reconhecido como um dos mais vitoriosos técnicos de judô brasileiro, tendo acompanhado competidores como Tiago Camilo e Mayra Aguiar.