O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero di Giorge Cerqueira, nomeou o biólogo Fabiano José de Souza, 43 anos, como chefe da unidade de conservação do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no sul do Estado. Ele irá ocupar a vaga da agrônoma Maira Santos de Souza, exonerada em 11 de outubro.
Nascido e criado em Tavares, na mesma região do parque, Souza trabalhou durante 10 anos como pescador na Lagoa do Peixe. Em 2016, formou-se em Ciências Biológicas pela Uniasselvi. Na mesma instituição, está concluindo uma pós-graduação em Gestão em Educação Ambiental.
— Eu já vinha há muitos anos tentando assumir o parque. Era um sonho. Em contato com o deputado Alceu Moreira (MDB), saiu minha indicação — comentou.
O biólogo informou que pretende assumir o cargo na próxima sexta-feira (3).
— Dia 6 começa a pesca do camarão e, por isso, pretendo já estar atuando no cargo.
Atualmente, Souza trabalhava com consultoria ambiental. No ano passado, deu aulas de Ciências na Escola Municipal Professora Isabel Cristina Schwalbe Borges.
— Pretendo fomentar a educação ambiental, trazer escolas, atrair turistas para conhecerem o parque. Além disso, precisamos apoiar a pesquisa e a fiscalização dentro da unidade.
No começo deste mês, a fazendeira Giovana Sessim Borges, 51 anos, chegou a ser anunciada como a nova chefe do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. O nome chegou a ser confirmado à comunidade de pescadores da região, mas não havia sido publicado no Diário Oficial da União.