O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completou neste domingo (27) 74 anos e, em comemoração, apoiadores realizaram atos em diversas cidades do país e do Exterior. Em Curitiba, onde Lula cumpre pena de oito anos e 10 meses pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na sede da Polícia Federal, ocorreu a principal concentração. Comitivas viajaram de outras regiões brasileiras para se juntar à Vigília Lula Livre.
Foram realizadas panfletagens, piqueniques com cantorias e saraus poéticos em parques e praças do país. Segundo o Instituto Lula, foram organizados atos em 18 cidades no Exterior, especialmente na Europa. Em Porto Alegre, houve celebração na sede municipal do PT — a previsão era realizar a concentração na orla do Guaíba, mas a chuva provocou a mudança de planos. Muitos políticos e artistas publicaram vídeos em redes sociais.
O ator Fábio Assunção disse que "segue torcendo para que Justiça seja feita no país e reconheçam que essa prisão é política". O cantor Chico Buarque parabenizou o "jovem Lula".
— Você está entrando em uma idade nova. Felicidades. O próximo ano será muito bom para você — parabenizou o cantor Martinho da Vila.
A ex-presidente Dilma Rousseff afirmou que Lula presenteará os brasileiros com sua liberdade, para que possa percorrer o país, "liderando o combate contra o empobrecimento e a miséria aos quais o povo está sendo condenado".
— Queremos vê-lo livre em breve para o bem do Brasil e do mundo inteiro — declarou o linguista e filósofo norte-americano Noam Chomsky.
Candidato à presidência na Argentina, Alberto Fernández publicou uma foto na qual faz a letra L com as mãos, símbolo do movimento Lula Livre. "Também hoje faz aniversário meu amigo Lula, um homem extraordinário que está injustamente preso faz um ano e meio", escreveu.