A Assembleia Legislativa começa a votar, nesta terça-feira (23), a chamada PEC do Plebiscito, que, se aprovada, permitirá que o governo do Estado venda as três estatais da área de energia – CEEE, Sulgás e CRM – sem a necessidade de consulta à população.
Como se trata de uma proposta de mudança na Constituição, o texto precisa ser aprovado em plenário duas vezes, por no mínimo 33 votos. Nesta segunda (22), o programa Gaúcha Atualidade ouviu dois deputados com visões diferentes sobre o tema: Valdeci Oliveira (PT), contrário à PEC, e Fábio Branco (MDB), favorável à proposta.
— O dialogo é sempre importante, mas esse tema já foi bastante debatido. (…) Se nós temos a condição e a possibilidade de apresentar as melhores soluções, não vamos deixar para que os outros façam — disse Branco.
— Para mim, o mais importante de tudo é que quem deve opinar é o povo gaúcho. Ninguém pode ter medo da população. (...) O plebiscito é uma oportunidade de ouvir a sociedade (...) o plebiscito fortalece a democracia — rebateu Oliveira.