Um vídeo que circula nas redes sociais desde o final de domingo (21) mostra um agente da Guarda Municipal de Ouro Preto, em Minas Gerais, desmanchando um tapete feito de serragem com o nome da vereadora Marielle Franco, assassinada em 14 de março do ano passado. As obras são uma tradição na cidade no encerramento da Semana Santa.
Nas imagens, é possível ver um dos guardas desmanchando com os pés o tapete de serragem, enquanto outros dois agentes observam. Pessoas que estão no local entoam gritos como "Marielle vive" e "Marielle presente".
Ao portal G1, o comandante da corporação, Jonathan Marotta, confirmou que as imagens são das celebrações desta Páscoa. Em nota, a Guarda Municipal afirmou que os agentes desmancharam "desenhos de cunho político" que não tinham relação com os "tapetes devocionais".
"Informamos que a liberdade de expressão não é absoluta, ainda mais quando outros direitos estão sendo afetados", diz o texto.
A nota ainda afirma que fato semelhante já havia acontecido em 2018 e, que neste ano, não seria diferente. "Vale salientar que os guardas só desmancharam os tapetes com os pés porque não tínhamos outro instrumento", conclui o texto.