O advogado e professor Renato Ventura, um dos personagens que participaram da prisão do ex-ministro Moreira Franco na quinta-feira (21) pela Operação Lava-Jato, concedeu entrevista na tarde desta sexta-feira (22) à Rádio Gaúcha. Ventura estava sentado ao lado do ministro no voo de Brasília ao Rio de Janeiro.
Após o avião realizar o táxi no aeroporto de Galeão, o advogado recebeu uma mensagem em seu celular avisando que Michel Temer e Moreira Franco estavam presos, embora o ministro estivesse ao seu lado.
De acordo com o advogado, ele percebeu que Moreira Franco deveria ter recebido a notícia durante o trajeto até o aeroporto:
— Eu percebi quando eu saí da aeronave e estava percorrendo o trajeto do túnel —afirmou.
De acordo com ele, o ex-ministro estava apressado, esbarrando nas pessoas.
— Eu até falei: 'Moreira, a Polícia Federal tá atrás de você!' e ele respondeu 'tô sabendo'.
Ouça o áudio na íntegra
Após o desembarque, Ventura perdeu o ministro de vista. Ele tentou contatar as autoridades mas não teve sucesso. Sendo assim, ele pediu a um vigilante que ligasse para a Polícia Militar, avisando que Moreira estava naquele aeroporto.
O advogado só conseguiu rever o ex-ministro quando ele já estava embarcando no carro, que aguardava a chegada do ministro. Sendo assim, Ventura foi para a faixa de pedestres, numa tentativa de retardar a saída.
— Ele (o motorista) tentou jogar o carro em minha direção, aí eu gesticulei como se estivesse reclamando (...) começou a juntar um grupo de taxistas, mas eles não sabiam que era o Moreira Franco que tava naquele carro. Só que ele conseguiu contornar e saiu com o carro. Só que, 30 segundos depois (...) desceu uma equipe de policiais, entraram no primeiro táxi que estava aqui parado e conseguiram cumprir o mandado.