O ex-deputado federal do PSOL Jean Wyllys afirmou, nesta segunda-feira (18), em entrevista coletiva em Berlim, que recusou asilo político na França e pretende ficar na Alemanha. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
— O asilo político é um instituto que demora um tempo. Há outras pessoas que precisam de asilo político. Para mim, permanecer aqui (na Alemanha) com um visto de estudante ou pesquisador é muito melhor do que um asilo político — disse Wyllys durante a entrevista.
No mês passado, o ex-deputado anunciou que, por causa de ameaças de morte contra ele e sua família, desistia de seu mandato na Câmara dos Deputados e estava deixando o Brasil.
— Minha vida ainda está se assentando. Estou em Berlim, não tenho moradia, conto com ajuda de amigos. Ainda não tenho um novo trabalho. Provavelmente vou me inscrever em um programa de doutorado, para fazer doutorado. Existem conversas com instituições que podem me receber como pesquisador, como professor visitante. Existem conversas com diferentes instituições mas ainda não há nada acertado — disse Wyllys.