O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, afirmou nesta segunda-feira (18) que o presidente Jair Bolsonaro entregará pessoalmente a proposta de reforma da Previdência ao Congresso Nacional na quarta-feira (20). No mesmo dia, haverá uma entrevista para detalhar os pontos do texto.
Marinho não informou o horário da coletiva nem quem estará presente. O secretário deixou, no período da tarde, a sede do Ministério da Economia, em Brasília, onde se reuniu com o ministro Paulo Guedes.
Questionado sobre a articulação política para a aprovação da reforma, Marinho respondeu:
— Isso é com o Onyx — numa referência ao ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
O secretário especial tem participado de reuniões com parlamentares nas últimas semanas, de acordo com sua agenda. Na quinta-feira (14), Marinho revelou que a proposta de reforma prevê idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com um cronograma de transição de 12 anos para quem está próximo dessas idades. O acordo foi resultado de negociação entre a equipe econômica e o presidente.
Nesta segunda-feira, o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, também confirmou que Bolsonaro irá ao Congresso na quarta para apresentar o texto da reforma da Previdência. Rêgo Barros não informou o horário do compromisso.