O governador eleito Eduardo Leite (PSDB) anunciou, na manhã desta segunda-feira (10), mais três secretários para o futuro governo. Foram confirmados os nomes de Tânia Moreira, para a Comunicação; Leany Lemos, para o Planejamento; e Eduardo Cunha da Costa, como procurador-geral do Estado.
Havia a expectativa de que mais um secretário fosse anunciado nesta segunda-feira, mas questões pessoais motivaram o adiamento.
— Nós teríamos um quarto nome que ainda precisou de mais uns instantes de ajuste na sua vida pessoal. Nos pediu um tempo para a apresentação. Mas que já está também inteirado das funções e buscando as condições de se estabelecer. (Esse nome) Que deverá ocupar a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica — disse o governador eleito.
Com este anúncio, são cinco nomes confirmados para o primeiro escalão do governo Leite. O governador eleito já havia anunciado os titulares da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso, e da Casa Civil, Otomar Vivian.
Os nomes confirmados nesta segunda-feira:
Tânia Moreira
Jornalista com larga experiência em campanhas eleitorais, foi secretária de Comunicação de Nelson Marchezan na prefeitura de Porto Alegre. Fez a campanha de televisão de Eduardo Leite na corrida pelo Piratini e está trabalhando na transição desde o primeiro dia. Vai comandar a Secretaria da Comunicação do Estado.
Leany Lemos
Com pós-doutorado em Ciência Política, é servidora de carreira do Senado. Foi secretária do Planejamento do Distrito Federal até julho de 2018, quando deixou o cargo para disputar o Senado. Contudo, acabou concorrendo como suplente da senadora eleita Leila do Vôlei. Foi escolhida por Leite para comandar a Secretaria do Planejamento no RS.
Eduardo Cunha da Costa
Atual subprocurador para Assuntos Jurídicos, Eduardo Cunha da Costa trabalha na PGE desde 2007. Entre 2011 e 2014, atuou no Tribunal de Contas do Estado como Agente Setorial e representante dos interesses da administração pública estadual. Em dezembro de 2016, assumiu como procurador-geral Adjunto para Assuntos Jurídicos. É doutorando em Direito pela Universidade de Roma, foi professor convidado da Universidade Columbia de Nova Iorque e da Universidade Paris II.