Os três governadores eleitos da região Sul discutiram nesta terça-feira (20) uma ação conjunta para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná a partir de 2019. Reunidos por 20 minutos em um hotel da zona norte da Capital, Eduardo Leite (RS), Comandante Moisés (SC) e Ratinho Júnior (PR) combinaram encontros periódicos a cada 60 dias para trocar experiências e formatar pautas regionais a serem encaminhadas ao governo federal.
A reunião em Porto Alegre ocorreu por sugestão de Leite. Ele aproveitou a presença dos colegas que vieram a Porto Alegre participar da premiação das 500 maiores empresas promovida pela revista Amanhã.
— Os Estados têm pautas de interesse comum, como desenvolvimento regional. Também trocamos experiências sobre formação de equipe e a situação fiscal de cada Estado. É uma aproximação para posterior discussão de políticas públicas — resumiu o gaúcho.
O tucano salientou a necessidade de reformas profundas no Rio Grande do Sul e a dependência de ações federais, como reforma tributária. O Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), cuja gestão é compartilhada pelos três Estados, também foi discutido.
— Estamos vendo ainda o tamanho dos desafios. A ideia é ter uma pauta permanente. Muitas vezes não é só o dinheiro que vai solucionar problemas. Algumas decisões administrativas ajudam no desenvolvimento regional, como a questão ambientais e os portos. Precisamos descentralizar as decisões para que as empresas e os investidores possam ter mais motivação — acrescentou Ratinho.