O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso usou sua conta pessoal no Twitter, na manhã desta segunda-feira (5), para "bater boca" com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Tudo começou no domingo (4), quando Bolsonaro postou uma foto sem legenda em que o ex-presidente aparece sentado em uma poltrona, segurando o livro Prisioner of The State - The Secret Journal of Chinese Premier Zhao Ziyang.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a postagem de Bolsonaro seria uma referência a críticas recentes de FHC, que em evento em Portugal afirmou que o governo do presidente eleito poderia prejudicar a imagem do Brasil no Exterior, em especial nas relações com a China, maior parceiro comercial do país.
A foto postada por Bolsonaro rendeu comentários de seus seguidores, sugerindo que FHC seria adepto do comunismo, já que o livro trata de Zhao Ziyang, deposto da liderança do Partido Comunista da China em 1989 por se opor aos massacres ocorridos na Praça da Paz Celestial. Ele faleceu em 2005, aos 85 anos.
Em resposta à publicação de Bolsonaro, FHC afirmou que "a desinformação é péssima conselheira, sobretudo vinda dos poderosos". "Na foto do Twitter do presidente eleito eu apareço lendo um livro de ex-premier da China, deposto e preso, em que critica o regime. Isso aparece como 'prova' de que sou comunista. Só faltava essa. Cruz, credo!", disse o ex-presidente.
*Com informações de Estadão Conteúdo