O presidente eleito Jair Bolsonaro confirmou, na tarde desta terça-feira (27), a indicação do nome de mais um integrante de seu primeiro escalão. Tarcísio Gomes de Freitas foi anunciado como futuro comandante do Ministério da Infraestrutura, a partir de 1º de janeiro de 2019. Em pronunciamento à imprensa nesta tarde, Freitas indicou que o ministério acumulará também a função de responsável pelos transportes.
Freitas é ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O profissional é formado pelo Instituto Militar de Engenharia e atualmente é consultor Legislativo da Câmara dos Deputados.
Com a indicação de Freitas, o primeiro escalão do futuro governo conta, até esta terça-feira, com 15 integrantes. Desse total, quatro são militares.
A expectativa inicial era que um outro militar também fosse anunciado no ministério da Infraestrutura. Tarcísio tem formação no Exército, tendo atuado na Academia das Agulhas Negras — a mesma na qual Bolsonaro se formou — e chegando ao posto de capitão, mas atualmente está na reserva.
Ele ingressou por concurso no quadro de auditores da Controladoria-Geral da União (CGU). É formado em Engenharia Civil pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e atuou como engenheiro da Companhia de Engenharia Brasileira na Missão de Paz no Haiti.
Ele entrou no DNIT como braço-direito do então diretor-geral Jorge Ernesto Pinto Fraxe, general do Exército, formado engenheiro na Academia Militar de Agulhas Negras. O general ocupou diversos postos na área de engenharia, em várias regiões do país, sempre como comandante de destacamentos de construção. Gomes de Freitas substituiu o general em setembro de 2011, depois que ele voluntariamente se demitiu.
O presidente eleito afirmou que o titular da pasta do Meio Ambiente deverá ser anunciado nesta quarta-feira (28).