O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou, nesta segunda-feira (26), a indicação do general-de-divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz para a Secretaria de Governo - cargo que tem status de ministério. Atualmente, a pasta é ocupada por Carlos Marun (MDB).
A principal missão de Cruz será a articulação com o Congresso e com partidos políticos, além do diálogo com Estados e municípios. É também por meio da Secretaria de Governo que o futuro presidente estabelecerá relações com organizações civis e entidades representativas.
Carlos Alberto dos Santos Cruz é gaúcho, natural de Rio Grande, e é o quarto militar indicado por Bolsonaro para o primeiro escalão do futuro governo. O general já ocupou o cargo de secretário nacional de Segurança Pública no governo Temer e foi comandante das forças da ONU no Haiti e no Congo.
Secretaria-Geral x Secretaria de Governo
Enquanto a Secretaria de Governo é responsável pela articulação com o Congresso, entre outras atribuições, a Secretaria-Geral da Presidência – que ficará sob responsabilidade do advogado Gustavo Bebianno – tem sob sua gestão a administração do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e da Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto (Secom).