Definido o nome do secretário da Fazenda, que será apresentado na próxima semana, o governador eleito Eduardo Leite adiantou, em uma reunião com integrantes de partidos aliados nesta quinta-feira (15), que o próximo integrante do seu secretariado será da pasta do Planejamento.
O anúncio deverá ser feito após o retorno de Eduardo Leite, que viajará para Londres para realizar um curso de gestão pública. Ele viajará no fim da próxima semana e voltará ao Rio Grande do Sul no começo de dezembro. O próximo nomeado assumirá a pasta no lugar do economista Josué de Souza Barbosa.
O governador eleito também informou que pediu formalmente ao governo de José Ivo Sartori para que transfira para o ano que vem a venda das ações da Banrisul Cartões, subsidiária do Banrisul.
Durante a manhã desta quinta-feira (15), integrantes dos partidos aliados estiveram reunidos no Centro de Treinamento da Procergs, na zona sul de Porto Alegre, para discutir os passos do governo a partir de janeiro. Com as primeiras informações já recebidas pela equipe de Sartori, o plano de governo de Leite está sendo rediscutido para que sejam identificados os pontos de atenção que serão prioritários nos primeiros meses da nova gestão. Com base nestes encontros, o governador eleito informa que poderá confirmar o tamanho que terá o seu secretariado.
Secretaria da Fazenda
A Secretaria da Fazenda será assumida por alguém de fora do Rio Grande do Sul, conforme anunciou o governador também nesta quinta-feira. A previsão é que ele seja apresentado na próxima semana, após se desvencilhar das suas obrigações.
Recentemente, o economista Bruno Funchal, atual titular da Secretaria da Fazenda do Espírito Santo, recusou o convite que havia sido feito pelo governador eleito.