O governo do Estado vai pagar, nesta terça-feira (23), os salários para os servidores com vencimento líquido de R$ 10 mil a R$ 15 mil. Os depósitos, disponíveis aos servidores na manhã desta terça-feira (22), quitarão 98,5% da folha do funcionalismo.
Com o anúncio, o pagamento dos salários de setembro já é aquele com maior atraso desde o início da gestão Sartori, de acordo com informações da Secretaria da Fazenda. Até então, o pagamento mais demorado havia ocorrido em 22 de agosto de 2015, quando a folha do mês anterior fora quitada.
Próximos pagamentos
De acordo com a Fazenda, o restante dos servidores deve ter os salários de setembro quitados até o fim desta semana. Para isso, o governo conta com o ingresso de recursos do ICMS.
Histórico
Outubro é o 34º mês de pagamentos atrasados na gestão de José Ivo Sartori. Em 2015, foram dois meses com salários parcelados; em 2016, 11 meses (de fevereiro a dezembro); e, em 2017, houve atrasos em todos os meses, o que se repete desde janeiro deste ano.
Em setembro do ano passado, o governo do Estado mudou a forma de efetuar os parcelamentos. Até então, o Piratini pagava parcelas iguais para todos os servidores, conforme havia recursos. Desde setembro de 2017, diante dos recursos em caixa, o governo faz um escalonamento dos pagamentos: primeiro, deposita a integralidade dos vencimentos mais baixos e, à medida que ingressam recursos, a totalidade dos mais altos.