Em uma semana, a prefeitura de Santa Maria abrirá uma licitação, na modalidade de pregão presencial, para fazer a venda da folha de pagamento dos servidores. Com isso, o poder público espera obter um fôlego às finanças de, pelo menos, R$ 6 milhões. Podem participar do edital bancos públicos e privados. Vencerá o certame, a ser realizado no dia 15 deste mês, aquela instituição bancária que apresentar o maior preço global, conforme consta no documento.
A empresa vencedora ficará responsável por administrar a folha de pagamento dos mais de 3,5 mil servidores — o que, atualmente, é feito pela Caixa Econômica Federal. A Caixa é responsável, desde dezembro de 2012, pela manutenção da folha de pagamento dos servidores do Executivo municipal. Desde o fim do ano passado, a prefeitura firmou um aditivo de prazo para assegurar temporariamente a continuidade pelos serviços.
O pagamento dos 3,5 mil servidores da ativa tem um custo bruto mensal de R$ 16,5 milhões à prefeitura. A projeção da prefeitura é de que a venda da folha de pagamento possibilite ao Executivo novos investimentos e, principalmente, a manutenção das finanças em dia.
Cobertor curto
Na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano, o governo municipal trabalha com um orçamento de R$ 700 milhões. Para 2019, há uma projeção de um ligeiro acréscimo de pouco mais de R$ 13 milhões aos cofres do município.