Após Marcela Temer ficar irritada com uma servidora por não ajudá-la a resgatar seu cão no Lago Paranoá, a Presidência da República resolveu deslocar a funcionária para outra função. De acordo com a coluna Radar, da Revista Veja, a justificativa foi que a servidora não cumpriu a missão de proteger a primeira-dama.
O episódio ocorreu em 22 de abril, mas só veio a público neste fim de semana. A história foi confirmada pelo Palácio do Planalto nesta segunda-feira (7).
A primeira-dama caminhava com o filho, Michelzinho, 9 anos, quando Picoly — o jack russell que está com a família Temer desde 2016, pouco depois de mudarem-se para o Alvorada — entrou na água atrás de patos que nadavam. O cachorro, porém, não conseguiu retornar à margem, e a primeira-dama decidiu, então, se jogar de roupa no lago. Picoly foi salvo.
A assessoria da primeira-dama informou que Marcela pediu ajuda a uma agente do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que acompanhava o passeio pelos jardins — o nome não foi divulgado —, mas que ela não teve retorno. Por isso, a servidora foi deslocada de função. Ela não foi exonerada, mas, sim, deslocada para outra função do GSI, sem especificar a área.
Picoly é de Michelzinho e foi presente de um dos netos do deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI), amigo de Temer. Segundo a Folha de S.Paulo, o animal é filho da cadela do parlamentar, chamada de Tieta, e foi apelidada por ele de "mascote do impeachment", uma vez que as articulações para a votação que resultou no afastamento de Dilma Rousseff aconteceram na casa do deputado.
Além de Picoly, o filho caçula de Temer e Marcela tem um golden retriever chamado Thor, que já foi usado para tentar popularizar a imagem do presidente (veja abaixo).
Reação nas redes sociais
Nas redes sociais, o pulo de Marcela Temer no lago gerou vários comentários. Apesar de elogiarem o salvamento, muitos usuários criticaram o afastamento da funcionária por causa do incidente.
Outros brincaram, querendo imagens do resgate.
E claro que o presidente também entrou para as repercussões.