O Ministério Público Federal (MPF) do Paraná emitiu parecer sobre o pedido da Polícia Federal de transferência do ex-presidente Lula. O petista cumpre pena de 12 anos e um mês pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, desde 7 de abril, no prédio da Superintendência da PF, no bairro Santa Cândida, em Curitiba. Os procuradores da Operação Lava-jato entendem que o prédio da PF é o local mais adequado para que Lula siga detido.
" Neste atual momento, à princípio, é difícil afirmar a existência de outro local no estado do Paranã que possa garantir o controle das autoridades federais sobre as condições de segurança física e moral do custodiado", afirmam os 13 procuradores da força-tarefa, no documento.
A instituição pede a transferência do ex-presidente, alegando alto custo e transtornos na rotina de trabalho dos servidores. Caberá à juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela execução penal, decidir sobre o caso — o Sindicato dos Delegados da PF do Paraná já havia solicitado a transferência do petista. Um prazo para a manifestação da defesa de Lula já foi aberto.
Lula está preso numa sala de 15 metros quadrados, isolado dos demais 13 presos que estão na carceragem da PF.