O vice-governador José Paulo Cairoli (PSD) afirmou, nesta quarta-feira (11), que o governador José Ivo Sartori (PMDB) irá disputar a reeleição em outubro. Questionado sobre a manutenção da aliança entre os dois partidos, Cairoli afirmou que tem um "compromisso moral" de auxiliar Sartori na disputa.
— O que vem pela frente não cabe a mim resolver e tomar posição. O que eu afirmo é que estou no governo. É muito cedo ainda, no meu entender, pensar em qualquer proposta a não ser o compromisso moral que tenho de auxiliar o governador na reeleição dele — afirmou Cairoli durante evento, com a participação do governador, em Porto Alegre.
O vice é o primeiro integrante do primeiro escalão do governo a falar abertamente sobre o projeto de reeleição de Sartori. Mesmo entre a cúpula do PMDB, o tema é tabu.
Questionado sobre a afirmação de seu vice, Sartori voltou a tergiversar a respeito do assunto.
— Nunca falei nada sobre isso, não vai ser agora que vou falar. Como vocês interpretam, vocês continuam interpretando como vocês querem — disse.
Perguntado sobre quando decidiria e anunciaria sua posição para as eleições, Sartori finalizou:
— Não decido nada. O meu negócio é governar.
Sartori e Cairoli participaram do 5º Seminário de Governo, oportunidade em que 10 novos secretários foram empossados. Após a fala do governador, a imprensa foi convidada a se retirar e o evento foi fechado aos integrantes do governo.