O governador José Ivo Sartori vai convocar a Assembleia Legislativa, de forma extraordinária, para votar matérias de interesse do Palácio Piratini. As datas ainda não foram fechadas, mas a ideia é que a convocação seja para os últimos dias de janeiro de 2018.
Além do projeto que prevê a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal junto à União, estarão na pauta as propostas que preveem a privatização ou federalização da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Sulgás e Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Não está descartada a inclusão de outras matérias para votação.
Na última sessão do Legislativo, no dia 22, o Piratini viu frustrada a tentativa de aprovar o projeto que autoriza o Rio Grande do Sul a aderir ao Regime de Recuperação Fiscal. Na ocasião, a oposição recorreu à obstrução para estender a sessão até o período máximo de quatro horas, impedindo a votação da matéria.
Para janeiro, o governo espera obter mais facilidade em vencer a barreira dos 28 votos. Pelo menos dois deputados aliados que estavam em viagem estarão presentes – Maurício Dziedricki (PTB) e Sérgio Turra (PP). Sartori também conta com avanços na discussão das bases do acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).