Deputados federais, estaduais, prefeitos da zona sul do Rio Grande do Sul e representantes de entidades empresariais e da sociedade civil da região preparam nova mobilização rumo a Brasília para pressionar o governo federal a destinar mais recursos para a duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas. Nesta segunda-feira (27), o assunto foi tratado em reunião conjunta das frentes parlamentares federal e estadual, que ouviu o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), na Assembleia Legislativa.
O repasse maior de verba para a nova ponte do Guaíba em 2018 do que para a conclusão da duplicação é a principal reclamação da frente que busca acelerar o término das obras. Na sexta-feira (24), o governo federal anunciou que a nova ponte receberá R$ 240 milhões. Já a duplicação da BR-116, incluindo o chamado contorno de Pelotas, contará com R$ 59 milhões. Uma verba extra, referente à emenda impositiva de bancada, garantiu ainda outros R$ 81 milhões.
— Nós temos 300 quilômetros completamente congestionados e estamos priorizando uma ponte, que é importante, mas em detrimento à duplicação — reclama o coordenador da frente parlamentar estadual em defesa da duplicação da BR-116, deputado Zé Nunes (PT).
Para o deputado federal Afonso Hamm (PP), coordenador da frente parlamentar federal, é inexplicável a decisão do governo de priorizar a nova ponte do Guaíba.
— Todos dizem que a obra prioritária do Rio Grande do Sul é a conclusão dessa BR. Neste ano, mais de 40 mortes nesse trecho. Aí vem o governo e faz um anúncio e nos surpreende, porque prioriza a segunda ponte. Baseado em que está se priorizando essa ponte?
Afonso Hamm adianta que será feita uma solicitação de audiência na Casa Civil e nos ministérios dos Transportes e do Planejamento.
Gilmar Bazanella é presidente do Sindilojas de Pelotas e coordenador do Movimento Aliança Pelotas.
— Esses recursos liberados para a ponte do Guaíba sinalizam que há recursos disponíveis no governo federal e que cada vez mais nós temos que nos mobilizar e garantirmos cada vez mais recursos para a 116.
A prefeita de Cristal e presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Centro-sul, Fábia Richter, é mais uma que ficou surpresa com o valor destinado à ponte do Guaíba.
— Quem perguntou de fato para a nossa região qual obra é mais importante para nós? Como se faz a escolha das obras? Será que não deveria ser perguntando para o cidadão que paga os seus impostos? Não tinha dinheiro, dito por eles (governo federal). E de uma hora para outra, surge esse valor.
O superintendente do Dnit no Estado, Hiratan Pinheiro da Silva, fez uma balanço dos trabalhos realizados até o momento na BR-116. Segundo ele, ainda faltam cerca de R$ 660 milhões para terminar a obra.
— A gente só trabalha com prazo de execução da parte física. A gente não consegue trabalhar com a parte orçamentária, porque não temos poder de decisão. Na parte física, nós precisamos de pelo menos dois anos para concluir a obra.
A obra de duplicação da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, está 60% concluída e o contorno de Pelotas, cerca de 80%.
GaúchaZH aguarda posição do Ministério dos Transportes.