O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ligou para o deputado federal gaúcho Jerônimo Goergen (PP), nesta sexta-feira (7), e garantiu que vai manter a atual equipe econômica caso o presidente Michel Temer seja afastado do poder. Pela manhã, Goergen havia mandado mensagem a Maia manifestando preocupação com a perda de apoio de Temer e a possibilidade de troca no Palácio do Planalto. As informações são da Rádio Gaúcha.
Leia mais:
Movimento para Maia substituir Temer ganha força em Brasília
Maia já opera com cenário pós-Temer
Em Hamburgo, Temer afirma que "não existe crise econômica no Brasil"
Além disso, a falta de respaldo popular também é motivo de apreensão entre os parlamentares da base aliada. Nos últimos dias, Goergen consultou cerca de 2 mil eleitores via mensagem de Whatsapp. Quis saber a impressão de correligionários sobre a aceitação ou não da denúncia por corrupção contra o presidente.
Os deputados terão de apreciar o pedido, primeiro, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, em plenário. Goergen ouviu que o principal receio dos consultados é com relação ao futuro da economia.
– Transmiti isso ao presidente Rodrigo Maia, por mensagem. Ele me telefonou e compreende que a crise não pode se arrastar mais – disse.
Na mesma conversa, Maia fez um apelo ao deputado para que tranquilize o empresariado caso ele assuma no lugar de Temer.
– Ele fez a ressalva de que acha precipitado falar, mas deixou claro que se acontecer (a necessidade de assumir a presidência), eu poderia tranquilizar o empresariado que não haverá mudanças na equipe econômica – conta.
Na próxima segunda-feira, o deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), relator da denúncia contra o presidente na CCJ, deverá apresentar o parecer aos demais colegas.
O presidente Michel Temer está em viagem oficial à Alemanha para participar da reunião de cúpula do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo. O retorno ao Brasil está previsto para amanhã.
*Rádio Gaúcha