A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (Firs) repudiou, nesta sexta-feira (14), a atitude do deputado gaúcho Darcísio Perondi (PMDB), que comparou a atuação do relator da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Sergio Zveiter (PMDB-RJ) – único membro da comunidade judaica em exercício na Câmara –, a práticas de nazismo e fascismo.
Na sessão de quarta-feira (12) da CCJ, Perondi, um dos principais defensores de Temer na Câmara, criticou o relator, mencionando os regimes totalitários:
– Vamos rasgar o Código Penal. Isso é apologia ao nazismo, ao fascismo. Mussolini fez mal. Hitler fez mal com essa política. Triste o comportamento do parlamentar.
Leia mais:
Zveiter repudia acusação de Perondi e diz que colega faz apologia a nazismo
PMDB faz mais uma troca na CCJ: entra Darcísio Perondi, sai Osmar Serraglio
Clima esquenta na CCJ: Darcísio Perondi e Sergio Zveiter trocam farpas
Em nota, a Firs disse que considera as declarações "inoportunas, inadequadas e ofensivas à memória dos 6 milhões de vítimas daquele período nefasto da nossa história". Leia a íntegra aoi final da reportagem.
Na quinta-feira (13), antes de iniciar sua fala na CCJ sobre o relatório, Zveiter pediu tempo para falar sobre um assunto de caráter pessoal e mencionou que, desde ter sido nomeado relator na CCJ, passou a ser agredido verbalmente por vários colegas, mas que especialmente a acusação de Perondi o revoltou.
– Relevei insultos de parlamentares que me hostilizaram (...). No entanto, jamais me curvarei a alguém quando a ofensa rogada contra mim for uma atrocidade racista alusiva à minha religião, ainda que dissimulada através de um jogo de palavras. Sou o único judeu no exercício de mandato na Câmara, o que torna mais afrontosa a difamação – disse Zveiter.
Na segunda-feira (10), os dois deputados já haviam torcado farpas - e ameaça de agressão física. Depois de Zveiter ter lido o parecer a favor da denúncia contra Temer, Perondi apertou a mão de Zveiter e ironizou dizendo que o colega foi "um ótimo promotor". O relator não gostou. Quando Perondi se virou, Zveiter cutucou as costas do parlamentar, se aproximou e afirmou que "só não daria um soco" no colega de bancada porque "ele é um m...".
Veja o posicionamento completo da Federação Israelista:
A propósito das declarações do deputado gaúcho Darcísio Perondi, comparando o parecer do deputado Sergio Zveiter às atitudes de nazistas e fascistas, a FIRS – Federação Israelita do Rio Grande do Sul -, representante da comunidade judaica do RS, vem a público manifestar que as considera inoportunas, inadequadas e ofensivas à memória dos 6 milhões de vítimas daquele período nefasto da nossa história.
Não é a primeira vez que personagens políticas, no desejo de defender seus líderes, associam ações dos três poderes no Brasil de hoje com o tratamento dado aos judeus na Alemanha nazista. Isto nos ofende e ofende a memória daqueles que lá morreram, bem como dos sobreviventes e de seus parentes.
A Comunidade Judaica do RS, alinhada às comunidades de todo o país, conclama o deputado Perondi a rever, em manifestação pública, seu posicionamento sobre a questão, eis que entendemos ser esta uma atitude oportuna e adequada para os necessários esclarecimentos.