Depois das especulações de que planejava trocar o comando da Polícia Federal (PF), o ministro da Justiça Torquato Jardim convocou uma coletiva de imprensa na tarde deste sábado (24) para desmentir as notícias. Junto do atual diretor-geral da PF, Leandro Daiello, Jardim classificou como "pós-verdade" os rumores:
– Não corresponde à realidade, não constrói afabilidade e não ajuda na boa condução dos interesses públicos. Desde que cheguei aqui, temos trabalhado em harmonia e camaradagem – criticou o ministro.
Leia mais:
Ministro da Justiça planeja trocar o diretor da Polícia Federal, diz jornal
Jardim garantiu que o projeto que tem para a instituição é a modernização tecnológica, visando uma maior atuação internacional. O ministro destacou a importância de cobrir mais o território contra crimes como tráfico de drogas, armas, crimes financeiros e tráfico humano.
– Não estamos preocupados com nomes e personalidades. Estamos comprometidos com a instituição.
Logo após o ministro, Daiello também também falou aos jornalistas. Ele afirmou que, em análise, foi evidenciada a necessidade de fortalecer a capacidade de inteligência e investigações da PF:
– Vamos ampliar a capacidade da PF de ter inserção internacional para combater crimes transnacionais. Isso anda muito bem, em uma perpectiva institucional, não pessoal. Não é do ministro e não é do Leandro.
Ambos saíram sem responder às perguntas da imprensa.