Um dia depois de o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) sugerir que a antecipação de eleições gerais seria um "gesto de grandeza" de Michel Temer, a página do tucano no Facebook compartilhou um texto da Folha de S.Paulo sobre o pedido de nova disputa nas urnas com a hashtag #voltafhc. A coluna Painel, do jornal paulista, procurou a equipe responsável por atualizar as redes sociais de FHC, que excluiu a postagem e teria declarado que houve um erro.
Na quinta-feira (15), o ex-presidente escreveu que sua percepção sobre a situação do país tem sofrido "abalos fortes". Para o tucano, falta "legitimidade" a Temer para governar.
Leia mais
Sob ameaça de PSDB desembarcar do governo, FHC liga para Temer
Após delação da JBS, FHC defende renúncia de atingidos por denúncias
"A ordem vigente é legal e constitucional (daí ter mencionado como 'golpe' uma antecipação eleitoral), mas, não havendo aceitação generalizada de sua validade, ou há um gesto de grandeza por parte de quem legalmente detém o poder pedindo antecipação de eleições gerais, ou o poder se erode de tal forma que as ruas pedirão a ruptura da regra vigente exigindo antecipação do voto", avaliou FHC.
A manifestação ocorre em momento de divisão no PSDB, com o risco de o partido não ser apontado como opção competitiva na disputa pela Presidência em 2018.