Menos de 24 horas após deixar a Justiça Federal, em Curitiba, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu não resistiu. No café da manhã de quinta-feira (4), com os filhos Joana e Zeca Dirceu, e com o amigo Breno Altman, falou sobre o PT, o governo Temer, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PSDB.
– Temos de nos preparar para a guerra política – avisou.
O reencontro em liberdade foi em São Paulo, na casa de Joana, antes da viagem rumo a Brasília, de carro. Bem mais magro, Dirceu não reclamou nem mesmo da tornozeleira que agora tem de usar. O ex-ministro não demonstrou abatimento. Afirmou, porém, que sentia muita falta da filha de cinco anos, que mora em Brasília com a mãe, Simone.
Leia mais
Dirceu chega a Brasília e é chamado de "ladrão" por manifestantes
José Dirceu diz que vai se dedicar à família e a seu julgamento
Fachin tenta reverter tendência de liberar presos da Lava-Jato
Ex-presidente do PT, Dirceu afirmou que o partido precisa mudar rapidamente, atrair a juventude e os movimentos sociais, apresentar um novo projeto e ir para o "enfrentamento" contra o presidente Michel Temer (PMDB) e o PSDB, na tentativa de eleger Lula para o Palácio do Planalto.
Antes da parada em São Paulo, ele passou na casa do advogado Daniel Godoy, em Curitiba.
– Não teve uísque nem pizza. Ele passou ali porque era hora do rush. Foi uma conversa entre amigos – contou um dos presentes.
Recebeu várias ligações e também fez telefonemas. Um deles foi para cumprimentar José Genoino, o ex-presidente do PT que, na quarta-feira (3), completou 71 anos.
Ao discorrer sobre o que chama de "fracasso do governo Temer", disse que a "direita" rompeu o pacto constitucional de 1988 que permitiu a redemocratização do país.
– Deram o golpe para impedir Lula de ser candidato.
Condenado a 32 anos e um mês, em duas ações penais da Lava-Jato, ganhou habeas corpus do STF, na quarta. Disse ter sido bem tratado na cadeia e revelou o medo – praticamente uma certeza – de não ficar muito tempo em liberdade. Foi o único momento em que pareceu se emocionar.
*Estadão Conteúdo