O governador José Ivo Sartori anunciou, na manhã desta quinta-feira, os nomes dos novos secretários estaduais. Na pasta da Educação, assume o diretor-executivo da Agenda 2020, Ronald Krummenauer, no lugar de Luís Antônio Alcoba de Freitas, que deixa o governo com a saída do PDT.
A escolha para a Educação foi a mais surpreendente porque Krummenauer é considerado alguém de fora da política tradicional. O nome foi guardado a sete chaves pelo Piratini.
– Nós temos a possibilidade de desenvolver parcerias como, por exemplo, ensinar inglês nas escolas, para fazer tecnologia da informação voltada à escola – disse Krummenauer, afirmando que o foco é a melhoria nos índices de ensino, mas ainda sem dar detalhes de como irá atuar para melhorar a aprendizagem em sala de aula.
Na Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, o ex-deputado Fabiano Pereira entra no lugar de Carlos Búrigo, que ocupava o cargo interinamente e permanece como secretário de Planejamento.
Indicado pelo PSB, Pereira iria para a pasta Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, mesmo órgão que liderou durante a gestão de Tarso Genro, o que desagradou a Sartori. A solução foi acomodá-lo na Secretaria de Obras, que estava sem titular efetivo desde a saída de Gerson Burmann, que desembarcou do governo junto com o PDT em abril.
– Nós precisamos virar a chave e reforçar a semeadura de esperança com o foco no crescimento, no desenvolvimento, e reforçar o Rio Grande que dá certo todos os dias – pontuou Sartori, destacando que é preciso uma nova postura, mas a manutenção do foco inicial do Executivo.
Isso inclui os projetos polêmicos que estão na Assembleia Legislativa e que o governo colocará em votação nos próximos meses, mesmo sem a certeza da vitória.
O governador também confirmou uma troca entre secretarias: Márcio Biolchi sai da Casa Civil e vai para a Secretaria do Desenvolvimento Econômico. No seu lugar, assume Fábio Branco, que irá integrar o núcleo duro do governo, que conta com Sartori, os secretários da Segurança Pública, Cezar Schirmer, e de Comunicação, Cléber Benvegnú.
A missão do novo titular será reforçar a interlocução do Piratini com a Assembleia Legislativa, na tentativa de ampliar a base de apoio na Casa, missão encarada como "difícil" pelo novo titular.
– Minha missão é somar esforços ao que vem sendo tratado e até mesmo um diálogo maior – destacou Branco.
Leia mais
Rosane de Oliveira: Sartori anuncia reforma no secretariado
Governo do RS recua e retirada de urgência em projetos de cortes é aprovada
Piratini conclui extinção de cinco órgãos estaduais, de 12 previstos
Para a Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, foi confirmada a interina Maria Helena Sartori. Na pasta de Minas e Energia, também assume o interino Artur Lemos.
Além disso, foi confirmado o nome de Otomar Vivian na presidência do Instituto de Previdência do Estado (IPE) e de Alexandre Martins na Casa Militar, no lugar de Everton Oltramari.
Novos secretários
– Casa Civil: Fábio Branco (PMDB)
– Desenvolvimento Econômico: Márcio Biolchi (PMDB)
– Educação: Ronald Krummenauer
– Obras, Saneamento e Habitação: Fabiano Pereira (PSB)
– Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos: Maria Helena Sartori
– Minas e Energia: Artur Lemos