Quatro dias antes da abertura dos envelopes da licitação para contratar três empresas para gerenciar a publicidade do Banco do Brasil (BB), o nome da primeira colocada já era conhecido, segundo o jornal Folha de S.Paulo. Confirmada à publicação como campeã do processo licitatório de forma antecipada, a agência Multi Solution ficará responsável por executar um contrato de R$ 500 milhões em um ano, junto a outras duas empresas. A concorrência é a de maior valor já lançada pelo governo Michel Temer.
Na quinta-feira, a Folha de S. Paulo registrou em cartório que a Multi Solution estaria entre as vencedoras da licitação e publicou a informação no domingo. Oficialmente, no entanto, as vencedoras do certame só foram anunciadas pelo BB na segunda-feira, quando a Multi Solution foi confirmada como vencedora com ampla margem sobre a segunda e a terceira colocada no licitação, a Nova/sb e a Z+ – enquanto a primeira é tradicional em negócios do setor público, a segunda faz parte de um grupo francês.
Procurado pela reportagem do jornal, o BB afirmou "que o processo de licitação para escolha das novas agências de publicidade obedeceu rigorosamente a legislação" e garantiu que "a definição das vencedoras foi norteada por critérios técnicos". A Multi Solution nega que tenha sido favorecida no certame.
Leia mais
Para aprovar reformas, governo faz ofensiva sobre partidos nanicos
Temer avisa aliados que não há espaço para "concessões" em reformas
Pacote do governo para municípios focará em obras de infraestrutura
Além dos 12 meses previstos, as três empresas vencedoras da licitação poderão ter os contratos com o banco estatal prorrogados por outros 60 meses. Neste caso, o valor total pela prestação do serviço de propaganda pode alcançar R$ 2,5 bilhões pagos pelos cofres públicos, sem levar em consideração possíveis reajustes contratuais.
Com a vitória, a Multi Solution obteve o primeiro contrato de licitação com órgão público. Por e-mail, o presidente da empresa, Pedro Queirolo, afirmou que à Folha que a classificação em primeiro lugar "veio para coroar os 20 anos de trabalho da agência". Outras 13 empresas estavam habilitadas para participar da licitação pela conta de propaganda do BB – entre elas, algumas das principais da área no país, como a Agnelo Pacheco e a Lew Lara.