O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) registrou, na noite desta quarta-feira, candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Com a medida, Bolsonaro se junta a outros cinco parlamentares que oficializaram, até o momento, disputa pelo posto. Luiza Erundina (Psol-SP), Rodrigo Maia (DEM-EJ), que vai concorrer à reeleição, Jovair Arantes (PTB-GO), Júlio Delgado (PSB-MG) e André Figueiredo (PDT-CE) são os outros concorrentes.
Leia mais:
Ministro do Supremo libera candidatura de Rodrigo Maia
Como ocorre a eleição para presidente da Câmara dos Deputados
Congresso tem pelo menos 10 temas polêmicos pela frente
Bolsonaro está no seu sétimo mandato e já se candidatou à presidência da Casa em outras ocasiões: em 2005 e 2011. Foi derrotado nos dois casos.
Perfil
Nascido em Campinas (SP), Bolsonaro é oficial do Exército e começou a sua carreira política depois de dar declarações à imprensa, em 1986, criticando os salários dos militares – o que desagradou o Ministério do Exército e o levou a ser preso. Na eleição seguinte, conquistou um mandato de vereador e não saiu mais da vida pública.
Na Câmara, o parlamentar já atuou nas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Direitos Humanos e Minorias; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Bolsonaro é autor de diversas declarações polêmicas, que já lhe renderam representações no Conselho de Ética e uma ação no Supremo Tribunal Federal.No ano passado, deixou o PP para ir ao PSC e viabilizar uma candidatura à presidência da República em 2018.
*Agência Câmara