A Justiça Eleitoral suspendeu a diplomação do prefeito eleito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral (PMDB), e do vice-prefeito eleito, Valter Luiz Slayfer (PDT), marcada para ocorrer às 18h30 desta sexta-feira (16). A decisão concedendo a tutela de urgência foi assinada pelo juiz eleitoral Roberto Coutinho Borba, após um pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE).
Investigações do MPE, através da Operação Alderman, concluíram que o vereador do município Vânio Presa financiou parte da campanha dos candidatos eleitos à prefeitura de Alvorada com recursos ilícitos provenientes de crimes de lavagem de dinheiro, agiotagem, falsidade documental, crimes licitatórios e organização criminosa.
A reportagem da Rádio Gaúcha encontrou em contato com o prefeito eleito de Alvorada, José Arno Appolo do Amaral, que afirmou que respeita a decisão da Justiça, mas nega as acusações.
“Eu quero deixar claro o meu respeito pela Justiça de uma forma geral, embora discorde absolutamente dessa decisão. Eu fiz uma campanha pobre, com meus recursos, e por uma má interpretação foi dada essa decisão que eu não concordo”, disse José Arno.
A defesa do prefeito e do vice eleitos em Alvorada já prepara um recurso contra a decisão da Justiça, que é de caráter liminar. Por enquanto, apenas os 17 vereadores eleitos no município serão diplomados hoje à tarde em cerimônia no Fórum de Alvorada.