Em Brasília atrás de um socorro financeiro da União, governadores terão reunião com o presidente Michel Temer na tarde desta terça-feira (22). O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também participa do encontro, marcado para as 14h30 no Palácio do Planalto.
Temer decidiu modificar os planos para discutir o auxílio financeiro. A agenda original previa uma reunião dos governadores com Meirelles e, em caso de avanço nas tratativas, um segundo encontro com o presidente. Ele preferiu fazer uma única mesa de negociações. É possível que os presidentes da Câmara e Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL), também recebam os governadores.
Os 27 Estados da federação terão representantes na reunião. O governador José Ivo Sartori chegou pela manhã em Brasília e participou de um encontro com os demais governadores, que serviu de prévia.
Os Estados pedem que a União ceda na divisão dos recursos angariados com a repatriação de valores não declarados que brasileiros mantinham no Exterior. A Fazenda avalia liberar empréstimos tendo como garantia ativos dos Estados, a exemplo de companhias estatais ou royalties do petróleo, no caso do Rio de Janeiro. Venda de ativos dos Estados também está na pauta da reunião.