O ex-governador Olívio Dutra teceu duras críticas ao Partido dos Trabalhadores ao analisar o desempenho da legenda nas eleições municipais. Em entrevista à Rádio Gaúcha na manhã desta terça-feira, Olívio reconheceu que o partido levou "uma lambada" e avaliou a reação do eleitorado como "legítima" diante da série de escândalos com envolvimento de figuras importantes do PT. As informações são do blog Cenário Político.
– A reação do eleitorado é legítima, consciente e até acho que é necessária. O partido tem que levar mesmo uma lambada forte porque errou. E errou seriamente – disse Olívio em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade.
Leia mais
Eleição em São Paulo antecipa debate sobre 2018 no PSDB
Inquérito sobre empresa de Antonio Palocci é arquivado
PGR denuncia senador Fernando Bezerra em esquema de corrupção
Olívio fez críticas a condutas de ex-dirigentes do PT:
– Essas figuras que atuaram na direção do partido tomaram essas atitudes. O partido tem que se repensar. A gente não pode ter essas condutas.
O ex-governador também rechaçou o comportamento de integrantes da legenda que preferem culpar outros fatores pela derrocada eleitoral em vez de admitir os próprios erros.
– Não adianta querer dizer que a culpa é do Judiciário, do adversário, da grande mídia. Tudo isso existe, sim, mas existem também erros cometidos. E erros graves pelos quais pessoas estão sendo julgadas e até presas – lembrou Olívio Dutra.
Ouça a entrevista:
Na avaliação de Olívio, a direção do PT deveria ter tomado atitudes "bem antes" contra ex-dirigentes da sigla que cometeram irregularidades.
– O partido agiu como a velha política tradicional, que ele próprio condenava. E que contaminou tantos outros partidos. Agora, querem se defender dizendo "tem mais ladrão lá do que aqui". Isso é uma guerra de bugio que não tem fundamento – sentenciou.
As eleições municipais deste ano marcam o pior desempenho do PT nas capitais em pelo menos 20 anos. O partido conquistou uma prefeitura no primeiro turno e terá a chance de somar outra na segunda rodada de votações.
A queda no número de prefeituras também foi expressiva. Em 2012, o PT conquistou 630 prefeituras, e agora, no primeiro turno, elegeu apenas 256 prefeitos.
Cientistas políticos avaliam que a Lava-Jato e o impeachment da presidente Dilma contribuíram para a derrocada do Partido dos Trabalhadores.