O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, participa nesta segunda-feira, às 20h30min, de jantar com parlamentares na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O tema do encontro será novamente a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que cria um teto de gastos pelos próximos 20 anos. O compromisso não constava na agenda do ministro, que foi atualizada nesta tarde.
Segundo o líder do PSD na Câmara, Rogério Rosso (DF), a ideia é que os deputados tirem dúvidas para que possam fazer um debate mais assertivo durante a tramitação da PEC na Casa. Diversos deputados vinham manifestando preocupações com a proposta, principalmente em relação aos gastos com saúde e educação. O grande temor dos parlamentares é que o mecanismo acabe sacrificando essas despesas no médio prazo.
Leia mais
Se PEC do Teto for aprovada, não haverá aumento de impostos, diz Temer
Temer tenta acelerar votação da PEC dos gastos públicos
PEC dos gastos públicos: deputado diz que saúde e educação não terão cortes
A ideia dos líderes é repetir o encontro em outros jantares na terça e na quarta, período que antecede a votação da proposta na comissão especial da Câmara, prevista para a próxima quinta-feira. Não está descartada a possibilidade de o presidente Michel Temer participar de algum desses debates.
Desde a semana passada, o governo vem intensificando o corpo a corpo com parlamentares para garantir o maior número de votos favoráveis à PEC. Nesta segunda-feira, pela manhã, o relator da proposta, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), acertou os últimos detalhes do texto com a equipe econômica. O relatório será apresentado na comissão especial na terça-feira.
*Estadão Conteúdo