A Polícia Federal divulgou nota, na manhã desta quinta-feira (22), para esclarecer as circunstâncias da prisão do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, em São Paulo. De acordo com a PF, o ex-ministro estava no Hospital Albert Einstein e desceu até a portaria do edifício, a pedido dos agentes da corporação.
Os agentes foram até o local a partir de informações prestadas pelo filho de Mantega e pela empregada doméstica, que estavam no apartamento do ex-ministro em São Paulo.
Ainda conforme a nota, policiais federais se dirigiram até o hospital e telefonaram ao ex-ministro, que se apresentou espontaneamente na portaria.
"De forma discreta e em viatura não ostensiva, o investigado acompanhou a equipe até o apartamento e, já tendo feito contato com seu advogado, foi então iniciado o procedimento de busca", diz o texto.
Mantega foi preso na 34ª fase da Operação Lava Jato, que foi batizada de "Arquivo X". Os mandados foram cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
Confira a íntegra da nota:
Sobre o cumprimento de mandados durante a 34ª fase da Operação Lava Jato, a Polícia Federal informa:
1 – Ao comparecer hoje, às 6hs, na residência do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o cumprimento de ordens judiciais, constatou-se que apenas o filho adolescente do investigado e uma empregada doméstica estavam presentes no local;
2 – Ao serem informados pelos ocupantes do apartamento que Mantega encontrava-se no Hospital Albert Einstein, a PF dirigiu-se ao local;
3 - Nas proximidades do hospital, policiais federais fizeram feito contato telefônico com o investigado, que se apresentou espontaneamente na portaria do edifício;
4 – De forma discreta e em viatura não ostensiva, o investigado acompanhou a equipe até o apartamento e, já tendo feito contato com seu advogado, foi então iniciado o procedimento de busca.
5 - Tanto no local da busca como no hospital todo o procedimento foi realizado de forma discreta, sem qualquer ocorrência e com integral colaboração do investigado.