Secretário-Executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco, participará da comitiva do governo que fará uma rodada de encontros com agentes do mercado financeiro e conversas com investidores estrangeiros a partir da próxima segunda-feira até a quarta-feira, em Nova York. A intenção é apresentar a nova versão do programa de concessões lançado pelo governo na última terça-feira.
Além de Moreira, o presidente Michel Temer deverá ir a Nova York acompanhado dos ministros José Serra (Relações Exteriores), Alexandre de Moraes (Justiça e Cidadania), Henrique Meirelles (Fazenda), Maurício Quintella (Transportes, Portos e Aviação Civil), Fernando Coelho Filho (Minas e Energia) e José Sarney Filho (Meio Ambiente).
Leia mais
Temer recua e veta integralmente projeto de reajuste da defensoria pública
Planalto avalia que denúncia contra Lula deve enfraquecer protestos
Cubanos do Mais Médicos devem ter reajuste de 10%
Moreira informou que o objetivo dessas conversas é mostrar para os estrangeiros que o ambiente no Brasil mudou.
– Temos a absoluta consciência de que a credibilidade do País, tanto interna quanto externamente, estava muito ruim, a confiança péssima e sobretudo a segurança – disse.
De acordo com ele, não havia até então previsibilidade de como eram as regras e quando as regras mudavam.
– Toda hora se fazia alterações que pareciam pontuais e não eram. Havia intervenção do governo por forças ideológicas equivocadas que agrediam a própria lógica das coisas, como querer fixar uma taxa de retorno e tarifas artificiais – disse o ministro, acrescentando que é isso que ele tentará mostrar para os investidores estrangeiros na semana que vem em Nova York que mudaram no Brasil.
Aeroportos
Perguntado se acredita que os editais de concessão dos aeroportos possam sair ainda neste ano, Moreira Franco disse que ao lançar o Programa de Privatizações e Investimentos, o governo se preocupou em não gerar expectativas.
– Não trabalhamos com hipóteses porque o Brasil foi vítima, nos últimos anos, de uma pirotecnia enorme no trato da questão econômica – afirma o ministro.
Ele disse que quando foi lançado o PPI, também foi apresentado um conjunto de proposições nas áreas de aeroportos, portos, rodovias, ferrovias, óleo e gás, elétricas e outras iniciativas como loterias instantâneas da Caixa Econômica e no mesmo momento foi lançado um cronograma para dar previsibilidade aos investidores.
Moreira Franco voltou a falar sobre as iniciativas do governo na área ambiental para que estas exigências sejam resolvidas antes de o investidor iniciar os aportes, para depois não ter que interromper o projeto por conta de impedimentos.