O presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), visitou na noite de domingo o presidente interino Michel Temer, no Palácio do Jaburu. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o tema do encontro – o terceiro entre os dois desde que Temer assumiu o governo – foi a sucessão na Câmara. Antes de ir ao palácio, Cunha teria telefonado ao presidente interino solicitando que a reunião fosse reservada.
Enquanto em público Temer evita falar sobre o assunto, o deputado afastado tem feito articulações para eleger um aliado na presidência da Casa. Entretanto, o presidente interino afirma, nos bastidores, que é preciso uma solução rápida e tranquila, para que a sucessão não paralise o ritmo de votações na Câmara. Entre as demandas de maior interesse do Planalto, estão a proposta do teto de gastos e de reforma previdenciária.
Leia mais:
Temer é pressionado por senadores em troca de apoio no julgamento do impeachment
Ricardo Magro, ex-advogado de Eduardo Cunha, passará a noite em Bangu
Mulher de Eduardo Cunha vira "a loira do Trust" em paródia do "Zorra"; assista
O substituto de Cunha, que deverá ser eleito após a saída dele num prazo de cinco sessões, cumprirá um mandato-tampão até 1º de fevereiro de 2017. O "centrão" apoia nomes como Rogério Rosso (PSD-DF) e Jovair Arantes (PTB-GO), enquanto a bancada do PMDB trabalha por um acordo com PSDB, DEM e PSB para lançar opções como Osmar Serraglio (PMDB-PR) ou Júlio Delgado (PSB-MG).
Para evitar racha, o Planalto tem tentado estimular um acordo entre os grupos. Uma das possibilidades, segundo a Folha, é que se faça uma espécie de revezamento na presidência da Casa.