O senador Vicentinho Alves (PR-TO) chegou ao Palácio do Jaburu pouco depois das 11h desta quinta-feira para notificar Michel Temer sobre o afastamento de Dilma Rousseff. Com isso, Temer assume como presidente interino, indicou Vicentinho.
O senador foi ao Jaburu logo depois de deixar o Palácio do Planalto, onde intimou Dilma. Depois de notificado, Temer já pode agir como presidente, explicou o parlamentar. Ele deve se deslocar em seguida ao Planalto.
A assessoria do peemedebista confirmou para as 15h a posse dos novos ministros. Ela será seguida de um pronunciamento. Temer também participará, às 19h, da posse do ministro Gilmar Mendes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Leia mais
AO VIVO: acompanhe as repercussões do afastamento de Dilma Rousseff
Quem deve compor a equipe de ministros de Temer
Lula se mostra emocionado ao cumprimentar manifestantes em frente ao Planalto
Vicentinho disse que não ocorreram hostilidades no Planalto. Afirmou que encontrou Dilma nem feliz, nem triste. Assegurou que ela estava "tranquila" e aguardando a chegada da intimação.
– Estamos aqui hoje cumprindo mais um dever na vida pública. Como primeiro-secretário do Senado, coube-me fazer a intimação. Ela (Dilma) recebeu de forma muito respeitosa. Ela me perguntou qual documento deveria assinar. Nós indicamos. E deixamos a documentação que deveria ficar com a presidente Dilma. A maioria dos ministros estava com a presidente Dilma – explicou Vicentinho, ao chegar no Jaburu.
O senador classificou a sua tarefa de intimar Dilma e notificar Temer como "não prazerosa", mas negou que seja constrangedora.
– Se vocês me perguntarem se isso é prazeroso, não é. Mas cumpro meu dever de ofício – declarou.
Vicentinho também comentou a reação de Temer após ser notificado sobre a sua condição de presidente interino:
– Vocês sabem que ele é sempre muito contido.