Reunidos na Esquina Democrática desde o final da tarde, manifestantes contrários ao governo do presidente interino Michel Temer realizaram uma caminhada pela área central de Porto Alegre na noite desta terça-feira. carregando cartazes e gritando frases como "Vem pra rua, vem, é contra o golpe" e "Somos do povo e esse golpe nós vamos derrubar", o grupo seguiu em direção ao Largo Zumbi dos Palmares, onde ocorreu o encerramento do ato, por volta das 22h com apresentações culturais.
Agentes da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) fizeram o bloqueio das vias pelas quais os manifestantes passavam. Houve registro de atrasos nas linhas de ônibus.
Leia mais:
Mercadante afirma que medidas de Temer são maior retrocesso na história
Entenda os impactos e as dificuldades das medidas econômicas de Temer
Gilmar Mendes diz que não viu tentativa de barrar Lava-Jato em ato de Jucá
No trajeto, o grupo, que segundo a Brigada Militar (BM) somava mais de 2 mil pessoas – a organização estimou 35 mil participantes –, passou pelo prédio tomado pelo Movimento Lanceiros Negros, como forma de apoiar a ocupação. Os manifestantes também seguiram até a esquina das avenidas Ipiranga e Erico Verissimo, onde queimaram pneus e jornais, bloqueando as vias, e jogaram pedras contra o prédio de ZH. O Batalhão de Operações Especiais (BOE) da BM, que até então acompanhava a movimentação apenas pelas câmeras de monitoramento, foi recebido a pedradas, mas não revidou. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas.
Na sequência, os manifestantes seguiram para o Largo Zumbi dos Palmares. Uma parte do grupo ocupou a Avenida Loureiro da Silva, na Cidade Baixa, que ficou bloqueada para o trânsito pela EPTC até a dispersão.
Além de pedir a saída de Temer da presidência, o ato também afirmou contrariedade ao presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha, ao processo de impeachment e ao afastamento de Dilma.
– Vamos ficar na rua até o Michel Temer cair. Somos um movimento de resistência – afirmou um dos organizadores do ato, Carlos Portela.
Acompanhe como foi a cobertura ao vivo: