Após três dias em solo gaúcho, Dilma Rousseff deixou o Rio Grande do Sul por volta das 17h deste sábado (26). Ela chegou em Porto Alegre na última quarta-feira (23) para passar o Natal com a família. Após o agravamento das enchentes na fronteira oeste do Estado, a presidente sobrevoou a área para conferir a situação dos municípios atingidos. Uma reunião com prefeitos da região, Defesa Civil e técnicos do Governo Federal também foi realizada.
Enchentes
Após o sobrevoo às áreas atingidas, a presidente afirmou que o plano para socorrer a região será executado em três eixos: resgate das pessoas, restauração das cidades e rodovias atingidas, principalmente estradas vicinais, e projetos voltados para a retirada de pessoas das áreas de risco e fixação delas em lugares seguros para moradia. Uma das ações que deve ser adotada nos próximos dias é a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Dilma Rousseff foi acompanhada pelo ministro da Integração, Gilberto Occhi; o secretário nacional de Defesa Civil, general Adriano Pereira Júnior; o governador do Rio Grande do Sul em exercício, Edson Brum; e do prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider.
Natal
Em Porto Alegre, a presidente passou o Natal com a filha, Paula, que está esperando o segundo filho, além do genro, e o neto, Gabriel. Ela também visitou o ex-marido, Carlos Araújo. Dilma Rousseff deve chegar em Brasília às 20h.