O candidato do PMDB ao governo do Estado, José Ivo Sartori, afirmou nesta segunda-feira (06) que entre hoje e amanhã conversará com os partidos que compõem a coligação “O novo caminho para o Rio Grande” para discutir a busca de alianças para o segundo turno. A coligação é formada por PMDB, PSD, PPS, PSB, PHS, PT do B, PSL e PSDC. Sartori, no entanto, explicou que não pretende precipitar os acontecimentos.
Confira a votação de todos os candidatos nas eleições de 2014
Veja o perfil dos eleitos para a Assembleia Legislativa
Conheça o perfil dos novos deputados federais
“Nem precipitar para que não pareça uma provocação, nem retardar demais para gente não chegar atrasado”, explicou.
Questionado se vai procurar sua adversária no primeiro turno, Ana Amélia Lemos, Sartori corrigiu:
“Primeiro, ela nunca foi nossa adversária. Ela foi uma colega que participou tanto quanto Tarso, quanto Vieira, Estivalete, Humberto Carvalho, Robaiana e até mesmo o que depois ficou fora da eleição (João Carlos Rodrigues). Acho que ela ajudou no debate, infelizmente é uma eleição: às vezes você vai bem, às vezes não vai”, disse.
José Ivo Sartori afirmou que pretende conversar com outros partidos.
“Agora é outra eleição. E nessa outa eleição, esperamos manter a mesma tranquilidade. Pedi para todo mundo para que façamos a mesma campanha limpa, mesma campanha propositiva, sem criar embaraços”, explicou.
Na avaliação do candidato, a opção por não atacar outras candidaturas auxiliou a chegada do PMDB como primeiro colocado na eleição para o governo do Estado, em primeiro turno.
“Fizemos uma campanha limpa, sem agressões, sem atacar, sem fazer processo de diminuição ou de desconstituição dos outros. Isso também ajudou a criar uma empatia com os gaúchos”, afirmou.
Ouça a entrevista com José Ivo Sartori