O desembargador José Aquino Flôres de Camargo afirmou nesta segunda-feira (15) que sua maior preocupação, ao assumir o governo gaúcho, diz respeito às ocupações urbanas verificadas com maior frequência nos últimos dias. Aquino assumirá comando do Poder Executivo gaúcho hoje porque o governador Tarso Genro se afastará para se dedicar à campanha eleitoral.
“A maior preocupação que nós temos é algo que diz respeito à nossa atividade jurisdicional: as invasões ou ocupações. De certo modo já temos trabalhado junto com o governo para equacioná-las. Essas são sempre questões nervosas. É uma operação quase sempre difícil, com diversas famílias, diversos locais. Isso é uma questão realmente nervosa que nos preocupa”, afirmou em entrevista à Rádio Gaúcha nesta segunda.
O desembargador afirmou que atualmente há cerca de 22 ocupações na região metropolitana de Porto Alegre. Duas delas mais recentes. Aquino ressaltou que tem confiança no trabalho da Brigada Militar para que "as coisas se realizam de forma pacífica”.
Troca no comando do Poder Executivo
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado assumirá na manhã desta segunda-feira o cargo de governador. O desembargador José Aquino Flôres de Camargo permanecerá como chefe do Executivo estadual até 5 de outubro, quando ocorre a eleição em primeiro turno.
O governador Tarso Genro teve o pedido de afastamento não remunerado autorizado pela Assembleia Legislativa na semana passada. Pela linha sucessória, o vice-governador e o presidente da Assembléia Legislativa não podem assumir o Estado porque também concorrem a cargos eletivos. Durante o período, a presidência do Tribunal de Justiça será assumida pelo primeiro vice-presidente, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini.
A posse está marcada para às 11h.
Ouça a entrevista completa com o desembargador no Gaúcha Atualidade