Uma Ordem de Serviço assinada pelo vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, em julho, definiu prazos para que as secretarias municipais elaborassem a lista de todos os prédios sob sua administração. O apanhado deveria ser enviado até o dia 30 de agosto para a Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb), com o destaque para as construções sem Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). No entanto, quase um mês depois, a determinação não foi cumprida e não há expectativa de conclusão da pesquisa.
O motivo apontado pela Prefeitura para o atraso no envio das informações é a quantidade de prédios sob responsabilidade de algumas secretarias.
- A Saúde, por exemplo, relatou que possui cerca de 200 postos de saúde. Acontece o mesmo com a Secretaria da Educação em relação ao número de escolas, que são quase 300. A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) diz que precisa enviar laudo das paradas de ônibus ¿ relata o responsável pela Smurb, Cristiano Tatsch.
O principal objetivo da medida é conhecer a etapa do processo de regularização de cada prédio que não possui PPCI e efetuar as intervenções necessárias para adequações.
Abordagem
A Rádio Gaúcha abordou o assunto recentemente em três reportagens. Na primeira, trouxe a posição da Prefeitura da capital que admitiu não possuir a lista com a situação de todos os prédios utilizados pela Administração Municipal. A segunda aponta que nenhum posto de saúde de Porto Alegre possui PPCI. A terceira relatava os prazos definidos na Ordem de Serviço citada neste texto.
Gaúcha
Levantamento de prédios da Prefeitura da capital sem PPCI atrasa e não há nova previsão de conclusão
Número elevado de prédios das Secretarias da Saúde, de Educação e de Transportes é apontado como responsável pelo atraso
Mateus Ferraz
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