Após um dia complicado para o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o presidente da sigla na Capital, Maurício Dziedricki, saiu em defesa da imagem do partido. Dziedricki afirmou que é preciso ter cautela ao tratar dos casos que envolvem o vereador Cássio Trogildo e o secretário do partido em Porto Alegre, Cláudio Manfrói. Em relação à cassação do vereador, que foi um dos mais votados na eleição, o presidente do PTB na Capital diz que crê na inocência do colega de partido e que haverá recurso a instâncias superiores. Maurício Dziedricki acredita, até mesmo, que Trogildo recupere o cargo.
A efetiva perda do mandato deverá levar alguns dias para ocorrer. O TRE precisa publicar o acórdão, que depois seguirá ao cartório eleitoral de Porto Alegre. Cássio Trogildo teve o mandato cassado por compra de votos em toca de obras em comunidades carentes durante a campanha eleitoral para vereador no ano passado.
O esquema foi denunciado pela reportagem da Rádio Gaúcha. No que diz respeito a prisão do secretário do PTB em Porto Alegre, Cláudio Manfrói, o presidente do partido diz que aguarda para ter mais informações sobre o caso, mas que nenhum tipo de crime será acobertado. Manfrói foi preso em uma operação do Ministério Público que apura fraudes dentro da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre.
Na casa dele foram encontradas oito armas, entre elas um revólver de uso restrito das Forças Armadas. Ele foi encaminhado ao Presídio Central.