Na tentativa de se blindarem de imagens negativas, os integrantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público que invadiram a Câmara de Porto Alegre há uma semana proibiram o que chamam de imprensa burguesa ou grande mídia de fazer a cobertura do que se passa desde então no plenário e nos corredores. Quem quiser acompanhar a ocupação pode contar com as transmissões ao vivo pela internet e com vídeos postados no YouTube pelos protagonistas e compartilhados por simpatizantes e críticos dos métodos usados no protesto.
Tão relevantes quanto os vídeos, que você pode conferir em www.zerohora.com/blogdarosane, são os comentários e as discussões sobre eles no Facebook. Os próprios manifestantes questionam a divulgação de gravações que podem comprometer a imagem do movimento. Em um deles, o mais comentado ao longo da quarta-feira, dois rapazes aparecem sentados com os pés sobre a mesa diretora, rindo. Um deles acende um cigarro e fuma diante dos cartazes que ocupam toda a parede atrás das cadeiras. O outro ensaia um refrão: "Dilma/ Rousseff/ legaliza o beque".
Em outro, um rapaz segura a foto do prefeito José Fortunati para que seja usada como alvo por atiradores de dardos. Publicado com o título Ocupa Câmara POA -Vandalismo do bem, o vídeo tem a seguinte legenda: "Fizemos uma brincadeira sem violência com a foto de José Fortunati, e a mesma não foi danificada e já encontra-se como foi encontrada: intacta dentro da moldura".
Felizmente, a audiência de conciliação resultou em acordo e hoje a Câmara será devolvida aos vereadores legitimamente eleitos e a todos os porto-alegrenses. Assim reza a democracia.