Os 56 ônibus escolares parados em Esteio, na região metropolitana, desde abril vão sair do Parque de Exposições Assis Brasil e seguirem em direção aos municípios do interior apenas no final do mês. Os coletivos foram entregues em cerimônia que contou com a presença da presidente Dilma Rousseff em abril. Cada carro tem capacidade para transportar até 60 alunos em cidades que enfrentam dificuldade com o translado até a escola. Segundo o secretário estadual da Educação, José Clóvis de Azevedo, não há atraso na entrega e justifica a demora pelo trâmite burocrático.
"Esses veículos não atendiam às especificações técnicas, principalmente no que se refere ao transporte de pessoas com necessidades especiais. Eles foram entregues em abril e só foram entregues com as adaptações em 16 de junho. Gostaríamos que eles chegassem e fossem direto aos municípios, mas o setor público não funciona assim e vocês sabem."
O secretário afirma ainda que, mesmo tendo sido entregues em abril, os veículos só ficaram efetivamente prontos em junho. Ainda neste mês os primeiros 22 ônibus escolares serão entregues a cidades do interior do estado. Os outros 34 veículos serão destinados em agosto aos municípios que manifestaram interesse. Outros 144 ônibus comprados pelo estado serão entregues aos municípios até o final do ano.