Está mais fácil acompanhar e fiscalizar o trabalho dos deputados estaduais gaúchos. A partir desta segunda-feira, a TV AL - televisão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul - passa a ser transmitida em canal digital aberto para Porto Alegre e Região Metropolitana. O canal é o 61.2.
As tratativas para a implementação da novidade iniciaram em 2010. Em 29 de agosto de 2011, a Assembleia e a Câmara dos Deputados assinaram um acordo de cooperação técnica para concretizar o plano. Pelo acordo, a Câmara ficou responsável pelo investimento para a compra de equipamentos e a Assembleia, pelo custeio do aluguel da torre, do espaço para instalação dos transmissores e da energia elétrica.
Em maio deste ano, os equipamentos chegaram a Porto Alegre e, em 25 de junho, teve início a transmissão em caráter experimental.
Uma das características da TV digital é a multiprogramação: um único canal pode ser subdividido em quatro. Na Rede Legislativa, os quatro serão ocupados pelas transmissões das programações da Câmara dos Deputados (61.1), do Senado Federal (61.3), da Assembleia Legislativa (61.2) e da Câmara de Vereadores local (61.4).
No Rio Grande do Sul, onze câmaras já formalizaram interesse em ingressar na rede e ocupar o canal 61.4, nos municípios de Porto Alegre, Bagé, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Novo Hamburgo, Pelotas, Santa Rosa, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul.
- A primeira que deve ser instalada ainda este ano é a TV Câmara de Porto Alegre em sinal digital - diz a diretora da TV AL, Civa Silveira.
Como sintonizar
Para sintonizar a TV AL digital, é preciso ter em casa um televisor de plasma, de LCD ou de LED, com conversor digital integrado. Esse conversor também pode ser acoplado a aparelhos de televisão desse tipo, que não o possuam de fábrica. A TV AL continuará sendo transmitida pelo canal 16 da NET em Porto Alegre e mais 16 municípios do Estado. A programação também pode ser assistida pela Internet através do portal.